0
[postlink]http://exemploculturablack.blogspot.com/2009/10/participe-da-equipe-cultura-black_30.html[/postlink]
O Site Cultura Black está com novidades. Agora você tem várias maneiras da participar da Equipe Cultura Black. Veja:

     1.pela Rádio Cultura Black:

Imagine você poder ter seu próprio programa de rádio. Agora você pode. Isso mesmo! A Rádio Cultura Black está convidando seus ouvintes para ter um programa da rádio. E pode ser de samba, de soul, de charme, etc. Claro que tem que ser sobre música negra. E também não precisa ser de músicas. Pode ser sobre os shows que acontecerão na semana, um debate sobre os negros, etc.
Se quiser saber mais envie um e-mail para: siteculturablack@gmail.com

    2.pelo Site Cultura Black:

Você tambem pode ser colunista do Site Cultura Black. Você pode ter uma coluna semanal ou então mandar apenas um texto para a gente contando o que acha da Cultura Negra ou algo assim. Mande seu texto para siteculturablack@gmail.com. Talvez ele seja o primeiro escolhido!

E EM BREVE...


    3.pela TV Cultura Black

Estamos criando a TV Cultura Black! Nela você poderá ter um programa do seu estilo e sem precisar de muitas coisas como cenários, plateia, etc e sem a exigência por audiência que acontece nas grandes emissoras de TV. Basta enviar um e-mail para siteculturablack@gmail.com e dizer como será seu programa.

Se a gente aprovar sua proposta para a Rádio, TV ou Site Cultura Black, você poderá começar sem pagar nada. E os lucros de propagandas são seus!

Pense bem, pois agora pode ser a hora!

Equipe Cultura Black

Participe da Equipe Cultura Black

0
[postlink]http://exemploculturablack.blogspot.com/2009/10/guia-de-shows-e-eventos-sorriso-maroto_30.html[/postlink]



Agora o pessoal de Jaguariúna vai gostar!
Tem show do Sorriso Maroto aí, gente!
Anota aí:


Local: Red Eventos

Cidade: Jaguariúna - SP
Endereço: Av. Antarctica, 1530 - Centro - Cep:13820-000
Classificação: 16 anos.

Meia Entrada: Estudantes, professores da rede pública e maiores de 60 anos.
Data: 08/11/2009 - 15:00hs

Guia de Shows e Eventos: Sorriso Maroto - Red Eventos/SP

0
[postlink]http://exemploculturablack.blogspot.com/2009/10/novidade-no-site-cultura-black_28.html[/postlink]

Novidade no Site Cultura Black!

0
[postlink]http://exemploculturablack.blogspot.com/2009/10/karaoke-cultura-black-isn-she-lovely_28.html[/postlink]Depois de muito tempo fora do ar, o Karaokê Cultura Black está de volta com Stevie Wonder:



Envie sua sugestão de música para o Karaokê Cultura Black para siteculturablack@gmail.com

Karaokê Cultura Black: Isn't She Lovely - Stevie Wonder

0
[postlink]http://exemploculturablack.blogspot.com/2009/10/traduza-suam-musica-respect-aretha_27.html[/postlink]
O Traduza sua Música de hoje traz um sucesso de Aretha Franklin. Vamos ver se você já ouviu:





Agora veja a letra:


(oo) What you want


(oo) Baby, I got
(oo) What you need
(oo) Do you know I got it?
(oo) All I'm asking
(oo) Is for a little respect when you come home (just a little bit)
Hey baby (just a little bit) when you get home
(just a little bit) mister (just a little bit)


I ain't gonna do you wrong while you're gone
Ain't gonna do you wrong (oo) 'cause I don't wanna (oo)
All I'm asking (oo)
Is for a little respect when you come home (just a little bit)
Baby (just a little bit) when you get home (just a little bit)
Yeah (just a little bit)


I'm about to give you all of my money
And all I'm asking in return, honey
Is to give me my propers
When you get home (just a, just a, just a, just a)
Yeah baby (just a, just a, just a, just a)
When you get home (just a little bit)
Yeah (just a little bit)


------ pausa instrumental ------


Ooo, your kisses (oo)
Sweeter than honey (oo)
And guess what? (oo)
So is my money (oo)
All I want you to do (oo) for me
Is give it to me when you get home (re, re, re, re)
Yeah baby (re, re, re, re)
Whip it to me (respect, just a little bit)
When you get home, now (just a little bit)


R-E-S-P-E-C-T
Find out what it means to me
R-E-S-P-E-C-T
Take care, TCB


Oh (sock it to me, sock it to me,
sock it to me, sock it to me)
A little respect (sock it to me, sock it to me,
sock it to me, sock it to me)
Whoa, babe (just a little bit)
A little respect (just a little bit)
I get tired (just a little bit)
Keep on tryin' (just a little bit)
You're runnin' out of fools' (just a little bit)
And I ain't lyin' (just a little bit)
(re, re, re, re) 'spect
When you come home (re, re, re, re)
Or you might walk in (respect, just a little bit)
And find out I'm gone (just a little bit)
I got to have (just a little bit)
A little respect (just a little bit)


Veja agora a tradução:


O que você quer?


Querido,eu fiz
O que você precisa?
Eu já comecei
Eu sou assim
Isso é para ter um pouco de respeito quando você vem pra casa(um pouqinho)
Ei,meu bem(um pouquinho)quando voltar pra casa
(um pouquinho)"senhor"(um pouquinho)


Eu não vou consertar seu erro quando for embora
Faça você errado(oo)por que não vou consertar(oo)
Está sou eu
Isso é para ter um pouco de respeito quando você vier pra casa(um pouqinho)
Querido(um pouquinho)quando vier pra casa (um pouquinho)
Yeah (um pouquinho)


Eu estou a ponto de dar a você todo de meu dinheiro
E tudo o que eu quero é retorno, meu bem
É quero que você me de credito
Quando você vier pra casa(me dê,me dê,me dê)
Yeah querido(me dê,me dê,me dê)
Quando você vier pra casa(me dê,me dê,me dê)
Yeah querido(me dê,me dê,me dê)


Ooo,Os seus beijos(oo)
Mais doces do que mel(oo)
O que supõe(oo)
Daqui em diante com meu dinheiro(oo)
Eu quero fazer tudo(oo)por mim
Isso é o que você vai ganhar quando chegar em casa(re, re, re ,re)
Yeah,Meu bem
Me chicoteie(respeito,um pouquinho)
Quando vai arrumar a casa,agora (respeito,um pouquinho)


R-E-S-P-E-I-T-O
Encontre lá fora um meio
R-E-S-P-E-I-T-O
Senão cuidado


Oh(corretivo pra mim,corretivo pra mim,corretivo pra mim)
Um pouco de respeito(corretivo pra mim,corretivo pra mim,corretivo pra mim)
Whoa,querido(um pouquinho)
Eu estou cansada(um pouquinho)
Continuo tentando(um pouquinho)
Você é um tolo(um pouquinho)
Não é mentira(um pouquinho)
(re, re, re, re)respeito
Quando você vier pra casa (re, re, re ,re)
Pode andar dentro de casa(um pouquinnho)
E vai descobrir que fui embora(um pouquinnho)
Eu comecei a ter(um pouquinnho)
Um pouco de respeito(um pouquinnho

Traduza suam Música: Respect - Aretha Franklin

0
[postlink]http://exemploculturablack.blogspot.com/2009/10/grandes-negros-da-historia-benedita-da_26.html[/postlink]

Benedita Sousa da Silva Sampaio (Rio de Janeiro, 26 de abril de 1942) é uma política brasileira, tendo sido Governadora do Rio de Janeiro.


Origens


Benedita da Silva nasceu em 1942 na favela da Praia do Pinto, na cidade do Rio de Janeiro, e viveu, durante 57 anos, no Morro do Chapéu Mangueira no Leme.


É formada como auxiliar de enfermagem, e tem diploma universitário no curso de Serviço Social. É casada com o ator Antonio Pitanga, que é pai de Camila e Rocco Pitanga.


Carreira política


Iniciou sua carreira política ao se eleger vereadora em 1982, após militância na Associação de Favelas do Estado do Rio de Janeiro. Em 1986, foi eleita deputada federal, cargo para o qual se reelegeu em 1990.


Na Legislatura de 1987-1991, Benedita participou da Assembléia Nacional Constituinte, onde atuou como titular da Subcomissão dos Negros, das Populações Indígenas e Minorias. Em seguida, passou à Comissão de Ordem Social e da Comissão dos Direitos e Garantias do Homem e da Mulher. Em 1992, tida como favorita para vencer as eleições para a prefeitura do Rio terminou o primeiro turno na frente, mas foi derrotada no segundo turno por César Maia. Em 1994, tornou-se a primeira mulher negra a ocupar uma vaga no Senado.


Foi eleita vice-governadora do Rio de Janeiro em 1998 na chapa de Anthony Garotinho. Para assumir o cargo, renunciou ao mandato de Senadora, que só terminaria em 2002 - assumiu o suplente Geraldo Cândido.


Com a renúncia de Anthony Garotinho para concorrer à Presidência da República assumiu o governo em abril de 2002, tornando-se a primeira mulher negra a governar um Estado brasileiro.


Foi candidata a reeleição, mas foi derrotada ainda no primeiro turno por Rosinha Garotinho, mulher do ex-governador Anthony Garotinho.


Seu governo tampão foi marcado por forte crise financeira e troca de acusações entre ela e seu antecessor pela responsabilidade nos rombos do governo - o TCE-RJ reprovou as contas do Exercício de 2002.


"Segundo os conselheiros, as duas administrações descumpriram as constituições Federal e Estadual, e violaram a Lei de Responsabilidade Fiscal".


Em 2001, presidiu a Conferência Nacional de Combate ao Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas, que reuniu mais de dez mil pessoas de todo país, entre lideranças de ONGs e governos.


Com a eleição de Lula para a presidência do Brasil, assumiu a Secretaria Especial da Assistência e Promoção Social, com status ministerial.


Deixou o Governo sob polêmica após usar recursos públicos em um evento religioso na Argentina. Devolveu o valor das diárias e das passagens.


Desde janeiro de 2007, é Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, do Governo Sérgio Cabral Filho.


Cronologia


• 1942 - Nascimento.
• 1982 - Foi eleita vereadora do Rio de Janeiro pelo Partido dos Trabalhadores.
• 1986 - Eleita para o Congresso Nacional, lutou para inserir emendas à Constituição do país sobre inafiançabilidade de crimes raciais, licença de 120 dias à gestante, proibição de diferença de salários e direito das presidiárias de amamentar seus filhos.
• 1994 - Foi eleita para o Senado, tornando-se a primeira senadora negra no Brasil.
• 1998 - Elegeu-se vice-governadora do estado, na chapa de Anthony Garotinho.
• 2002 - Com a renúncia do governador Anthony Garotinho para disputar as eleições presidenciais, assume o governo do estado do Rio de Janeiro, tornando-se a primeira mulher a ocupar o posto.
• 2003 - É nomeada ministra da Ação Social pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Não obtém resultados satisfatórios e é substituída pela deputado-federal Patrus Ananias.
• 2006 - Convidada, assumiu a coordenação geral da campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no estado do Rio de Janeiro.
• 2007 - Assume a Secretaria de Ação Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro a convite do Governador Sérgio Cabral Filho.

Grandes Negros da História: Benedita da Silva

0
[postlink]http://exemploculturablack.blogspot.com/2009/10/guia-de-shows-e-eventos-arlindo-cruz_21.html[/postlink]Depois de uma semana, o Site Cultura Black está de volta com o Guia de Shows e Eventos. Veja a fera que estará no Rio:



Isso mesmo, Arlindo Cruz! Veja os dados:


Local: Vivo Rio
Data: 30/10/2009
Cidade: Rio de Janeiro - RJ
Endereço: Rua Infante Dom Henrique, 85 - Flamengo
Classificação: 16 anos


Cliente Vivo Pós tem 20% de desconto na compra de até 2 ingressos para espetáculos no Vivo Rio.
Para a compra dos ingressos, retirada e acesso ao Vivo Rio, é obrigatória a apresentação da última conta paga do telefone celular Vivo no nome do comprador dos ingressos, além de documento de identidade.

Guia de Shows e Eventos: Arlindo Cruz - Vivo Rio/RJ

0
[postlink]http://exemploculturablack.blogspot.com/2009/10/grandes-negros-da-historia-zumbi-dos_12.html[/postlink]

Busto de Zumbi dos Palmares em frente ao Setor de Diversões Sul, em Brasília.



Zumbi (Alagoas, 1655Viçosa, 20 de novembro de 1695) foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares.


A palavra Zumbi, ou Zambi, vem do africano quimbundo "nzumbi", e significa, grosso modo, "duende". No Brasil, Zumbi significa fantasma que, segundo a crença popular afro-brasileira, vagueia pelas casas a altas horas da noite.



Histórico



O Quilombo dos Palmares (localizado na atual região de União dos Palmares, Alagoas) era uma comunidade auto-sustentável, um reino (ou república na visão de alguns) formado por escravos negros que haviam escapado das fazendas, prisões e senzalas brasileiras. Ele ocupava uma área próxima ao tamanho de Portugal e situava-se onde era o interior da Bahia, hoje estado de Alagoas. Naquele momento sua população alcançava por volta de trinta mil pessoas.


Zumbi nasceu em Palmares, Alagoas, livre, no ano de 1655, mas foi capturado e entregue a um missionário português quando tinha aproximadamente seis anos. Batizado 'Francisco', Zumbi recebeu os sacramentos, aprendeu português e latim, e ajudava diariamente na celebração da missa. Apesar destas tentativas de aculturá-lo, Zumbi escapou em 1670 e, com quinze anos, retornou ao seu local de origem. Zumbi se tornou conhecido pela sua destreza e astúcia na luta e já era um estrategista militar respeitável quando chegou aos vinte e poucos anos.


Por volta de 1678, o governador da Capitania de Pernambuco cansado do longo conflito com o Quilombo de Palmares, se aproximou do líder de Palmares, Ganga Zumba, com uma oferta de paz. Foi oferecida a liberdade para todos os escravos fugidos se o quilombo se submetesse à autoridade da Coroa Portuguesa; a proposta foi aceita, mas Zumbi rejeitou a proposta do governador e desafiou a liderança de Ganga Zumba. Prometendo continuar a resistência contra a opressão portuguesa, Zumbi tornou-se o novo líder do quilombo de Palmares.


Quinze anos após Zumbi ter assumido a liderança, o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho foi chamado para organizar a invasão do quilombo. Em 6 de fevereiro de 1694 a capital de Palmares foi destruída e Zumbi ferido. Apesar de ter sobrevivido, foi traído por Antonio Soares, e surpreendido pelo capitão Furtado de Mendonça em seu reduto (talvez a Serra Dois Irmãos). Apunhalado, resiste, mas é morto com 20 guerreiros quase dois anos após a batalha, em 20 de novembro de 1695. Teve a cabeça cortada, salgada e levada ao governador Melo e Castro. Em Recife, a cabeça foi exposta em praça pública, visando desmentir a crença da população sobre a lenda da imortalidade de Zumbi.


Em 14 de março de 1696 o governador de Pernambuco Caetano de Melo e Castro escreveu ao Rei: "Determinei que pusessem sua cabeça em um poste no lugar mais público desta praça, para satisfazer os ofendidos e justamente queixosos e atemorizar os negros que supersticiosamente julgavam Zumbi um imortal, para que entendessem que esta empresa acabava de todo com os Palmares."


Zumbi é hoje, para determinados segmentos da população brasileira, um símbolo de resistência. Em 1995, a data de sua morte foi adotada como o dia da Consciência Negra. É também um dos nomes mais importantes da Capoeira.



A polêmica da escravidão pelas mãos de Zumbi



Alguns autores levantam a possibilidade de que Zumbi não tenha sido o verdadeiro herói de Palmares e sim Ganga-Zumba:


"Os escravos que se recusavam a fugir das fazendas e ir para os quilombos eram capturados e convertidos em cativos dos quilombos. A luta de Palmares não era contra a iniqüidade desumanizadora da escravidão. Era apenas recusa da escravidão própria, mas não da escravidão alheia.[...]"


Segundo alguns estudiosos Ganga Zumba teria sido assassinado, e os negros de Palmares elevaram a categoria de chefe, Zumbi:


"Depois de feitas as pazes em 1678, os negros mataram o rei Ganga-Zumba, envenenando-o, e Zumbi assumiu o governo e o comando-em-chefe do Quilombo"


Seu governo também teria sido caracterizado pelo despotismo:


"Se algum escravo fugia dos Palmares, eram enviados negros no seu encalço e, se capturado, era executado pela ‘severa justiça’ do quilombo”.



Cronologia


Mais ou menos em 1600: negros fugidos do trabalho escravo nos engenhos de açúcar, onde hoje são os estados de Pernambuco e Alagoas no Brasil, fundam na serra da Barriga o Quilombo dos Palmares. Os quilombos, eram povoados de resistência, seguiam os moldes organizacionais da república e recebiam escravos fugidos da opressão e tirania. Para muitos era a terra prometida, um lugar para fugir da escravidão. A população de Palmares em pouco tempo já contava com mais de 3 mil habitantes. As principais funções dos quilombos eram a subsistência e a proteção dos seus habitantes, e eram constantemente atacados por exércitos e milícias.


1630: Começam as invasões holandesas no nordeste brasileiro. O que desorganiza a produção açucareira e facilita as fugas dos escravos. Em 1644, houve uma grande tentativa holandesa de aniquilar com o quilombo de Palmares, que como nas investidas portuguesas anteriores, foi repelida pelas defesas dos quilombolas.


1654: Os portugueses expulsam os holandeses do nordeste brasileiro.


1655: Nasce Zumbi, num dos mocambos de Palmares, neto da princesa Aqualtune.


Por volta de 1662 (data não confirmada): Criança ainda, Zumbi é aprisionado por soldados portugueses e levado a Porto Calvo, onde é "dado" ao padre jesuíta António Melo. Este o batizou com o nome de Francisco. Zumbi passou a ajudar nas missas e estudar português e latim.


1670: Zumbi aos quinze anos de idade foge e regressa a Palmares. Neste mesmo ano de 1670, Ganga Zumba, filho da Princesa Aqualtune, tio de Zumbi, assume a chefia do quilombo, então com mais de trinta mil habitantes.


1675: Na luta contra os soldados portugueses comandados pelo Sargento-mor Manuel Lopes, Zumbi revela-se grande guerreiro e organizador militar. Neste ano, a tropa portuguesa comandada pelo Sargento-mor Manuel Lopes, depois de uma batalha sangrenta, ocupa um mocambo com mais de mil choupanas. Depois de uma retirada de cinco meses, os negros contra-atacam, entre eles Zumbi com apenas vinte anos de idade, e após um combate feroz, Manuel Lopes é obrigado a se retirar para Recife. Palmares se estendia então da margem esquerda do São Francisco até o Cabo de Santo Agostinho e tinha mais de duzentos quilômetros de extensão, era uma república com uma rede de onze mocambos, que se assemelhavam as cidades muradas medievais da europa, mas no lugar das pedras haviam paliçadas de madeira. O principal mocambo, o que foi fundado pelo primeiro grupo de escravos foragidos, ficava na Serra da Barriga e levava o nome de Cerca do Macaco. Duas ruas espaçosas com umas 1500 choupanas e uns oito mil habitantes. Amaro, outro mocambo, tem 5 mil. E há outros, como Sucupira, Tabocas, Zumbi, Osenga, Acotirene, Danbrapanga, Sabalangá, Andalaquituche.


1678: A Pedro de Almeida, governador da capitania de Pernambuco, mais interessava a submissão do que a destruição de Palmares, após inúmeros ataques com a destruição e incêndios de mocambos, eles eram reconstruídos, e passou a ser economicamente desinteressante, os habitantes dos mocambos faziam esteiras, vassouras, chapéus, cestos e leques com a palha das palmeiras. E extraiam óleo da noz de palma, as vestimentas eram feitas das cascas de algumas árvores, produziam manteiga de coco, plantavam milho, mandioca, legumes, feijão e cana e comercializavam seus produtos com pequenas povoações vizinhas, de brancos e mestiços. Sendo assim o governador propôs ao chefe Ganga Zumba a paz e a alforria para todos os quilombolas de Palmares. Ganga Zumba aceita, mas Zumbi é contra, não admite que uns negros sejam libertos e outros continuem escravos. Além do mais eles tinham suas próprias Leis e Crenças e teriam que abrir mão de sua cultura.


1680: Zumbi assume o lugar de Ganga Zumba em Palmares e comanda a resistência contra as tropas portuguesas. Ganga Zumba morre assassinado com veneno.


1694: Domingos Jorge Velho e Bernardo Vieira de Melo comandam o ataque final contra a Cerca do Macaco, principal mocambo de Palmares e onde Zumbi nasceu, cercada com três paliçadas cada uma defendida por mais de 200 homens armados, após 94 anos de resistência, sucumbiu ao exército português, e embora ferido, Zumbi consegue fugir.


1695, 20 de Novembro: Zumbi foi traído e denunciado por um antigo companheiro, ele é localizado, preso e degolado aos 40 anos de idade. Zumbí ou "Eis o Espírito", virou uma lenda e foi amplamente citado pelos abolicionistas como herói e mártir.



Tributo



Escultura em homenagem a Zumbi dos Palmares em Poá - SP.


Atualmente, o dia 20 de novembro, feriado em mais de 200 cidades brasileiras, é celebrado como Dia da Consciência Negra. O dia tem um significado especial para os negros brasileiros que reverenciam Zumbi como o herói que lutou pela liberdade e como um símbolo de liberdade. Hilda Dias dos Santos incentivou a criação do Memorial Zumbi dos Palmares.


Várias referências nas artes fazem tributo a seu nome:


Música composta por Edu Lobo e Vinicius de Moraes e popularizada por Elis Regina.


Mencionado em diversas letras da banda Soulfly.


Mencionado na música "Ratamahatta", da banda Sepultura.


Seu nome é dado a um lutador no jogo feito em Adobe Flash: Capoeira Fighter 2.


Quilombo, 1985, filme de Carlos Diegues sobre o Quilombo dos Palmares, ASIN B0009WIE8E


Gilberto Gil lançou um CD chamado "Z300 Anos de Zumbi".


A banda de nome Chico Science & Nação Zumbi (atualmente é chamada somente de Nação Zumbi, após a morte do vocalista Chico Science).


Música de Jorge Ben também cantada por Caetano Veloso nos CDs Noites do Norte e Noites do Norte Ao Vivo.


Música "300 anos" gravada por Alcione em 2007 (composta por Alty Veloso e Paulo César Feital).


Nome do aeroporto de Maceió, Alagoas (Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares).

Grandes Negros da História: Zumbi dos Palmares

0
[postlink]http://exemploculturablack.blogspot.com/2009/10/guia-de-shows-e-eventos-diogo-nogueira_10.html[/postlink]

Se você gosta de samba, vai adorar essa. Mart'nalia e Diogo Nogueira estarão juntos no Rio de Janeiro para um show. Anote aí:

Local: Vivo Rio
Cidade: Rio de Janeiro - RJ
Endereço: Rua Infante Dom Henrique, 85 - Flamengo
Data: 16/10/09 - 22:00hs

Guia de Shows e Eventos: Diogo Nogueira e Mart'nalia - Vivo Rio/RJ

0
[postlink]http://exemploculturablack.blogspot.com/2009/10/guia-de-shows-e-eventos-alcione-hsbc_10.html[/postlink]



A grande cantora Alcione estará no HSBC Brasil para um show com muita música.


Local: H S B C Brasil
Cidade: São Paulo - SP
Endereço: Rua Braganca Paulista, 1281 - Chácara Sto Antônio - Cep:04727-002
Data: 16/10/09 - 22:00hs


O HSBC Brasil:


  • Possui acesso para deficientes físicos.
  • Estacionamento com manobrista.
  • Ar-condicionado
Mais informações com o HSBC Brasil pelo Telefone: (11) 4003-1212

Guia de Shows e Eventos: Alcione - HSBC Brasil/SP

0
[postlink]http://exemploculturablack.blogspot.com/2009/10/guia-de-shows-e-eventos-paulinho-da_10.html[/postlink]

O sambista Paulinho da Viola estará em São Paulo, no Ctitbank Hall para três shows. Anote os dados aí:

Data: 16,17 e 18/10/2009 - todos as 22:00hs
Classificação etária indicativa: 14 e 15 anos acompanhados dos pais ou responsável legal.
Não será permitida a entrada de menores de 14 anos.
O Citibank Hall fica na Al. dos Jamaris, 213 - Moema - CEP 04078-000 - São Paulo - São Paulo

Estacionamento: No local sem manobrista e próximo a casa de espetáculo.
Informações adicionais: É obrigatória a apresentação do documento comprobatório da meia-entrada na compra do ingresso, retirada e na entrada do espetáculo.

Funcionamento da bilheteria: 2ª a Domingo - 12h às 20h.

Nos dias de espetáculo, a bilheteria permanecerá aberta para a venda apenas de ingressos para o show do dia.

Lembrando que para o conforto do cliente, sugerimos que seu ingresso seja retirado com maior antecedência possível. Há guichê exclusivo Ticketmaster com 1 hora de antecedência no dia do show.

ATENÇÃO: Para retirar o ingresso na bilheteria, é necessário apresentar o cartão de crédito original utilizado na compra.


Restrições: Máquina fotográfica, filmadora e gravadores.
Acesso para deficientes: Sim.
Formas de pagamento: Dinheiro, cartão de débito, de crédito (Visa, MasterCard e American Express).

Guia de Shows e Eventos - Paulinho da Viola - Citibank Hall/SP

0
[postlink]http://exemploculturablack.blogspot.com/2009/10/grandes-negros-da-historia-malcolm-x_05.html[/postlink]
El Hajj Malik El Shabazz, mais conhecido como Malcolm X ou Malcolm Little (19 de maio de 1925, Omaha, Nebraska — assassinado em 21 de fevereiro de 1965, Nova Iorque), foi um dos maiores defensores dos direitos dos negros nos Estados Unidos. Fundou a Organização para a Unidade Afro-Americana, de inspiração socialista.


Malcolm X nasceu em Omaha, no estado de Nebraska, Estados Unidos. Quando estava com seis anos, seu pai Earl Little, um dedicado trabalhador para UNIA (Associação para Melhoria Universal do Negro) foi violentamente assassinado. Após brutal espancamento, foi jogado na linha do trem com corpo quase partido em dois, ainda não morreu ali, agonizou mais algumas horas. Louise Little, mãe de Malcolm aos 34 anos, assumiu o sustento dos seus oito filhos. Ela possuía pele clara e arrumava empregos domésticos. Os empregos duravam até descobrirem que ela era de origem negra. Louise também passou a receber dois cheques, um pensão de viúva, outro da assistência social. Este dinheiro não era suficiente, e com seu desemprego freqüente a família tornou-se praticamente indigente. As assistentes sociais do governo tentavam convencer Louise a encaminhar seus filhos para lares adotivos, ao que ela se opunha. Posteriormente passaram a questionar sua sanidade mental. Louise passou por intensas pressões que a levaram a um colapso nervoso e foi internada em um hospital para doentes mentais. Nessa altura, Malcolm já havia sido adotado e, em 1937, viu sua família ser separada. Os dois irmãos mais velhos, Wilfred e Hilda foram deixados à própria sorte, Philbert foi levado para casa da família em Lansing, Reginald e Wesley foram viver com a família Willians, Yvone e Robert com a família McGuire.




Universidade das Ruas




Quando terminou a oitava série, Malcolm foi morar em Boston na casa de sua meia-irmã Ella. Fez amizade com Shorty, esticou os cabelos, passou a beber, fumar, jogar cartas, jogo dos números e aprendeu a dançar muito bem. Sua melhor parceira era Laura, uma jovem negra que morava com a avó e sonhava formar-se na universidade. Ele a namorou, levou-a aos bailes, numa destas festas, a deixou por uma mulher branca chamada Sophia. Laura, no futuro próximo, cairia na prostituição. Malcolm confessou: “Umas das vergonhas que tenho carregado é o destino de Laura..., tê-la tratado da maneira como tratei por causa de uma mulher branca foi um golpe forte demais”. Malcolm entre outros empregos, a exemplo de engraxate, trabalhou na ferrovia, depois resolveu se mudar para o Harlem. Alugou um apartamento onde várias das inquilinas eram prostitutas. Sophia ia de Boston para o Harlem visitá-lo. Algum tempo depois, Sophia casou com outra pessoa e manteve Malcolm como amante. No Harlem, Malcolm também morou na casa de Sammy, um amigo “cafetão”, e entrou para a “vida do crime”, tornou-se traficante. Aproveitou o bilhete que ganhou, quando trabalhou na ferrovia, e foi traficar nos trens. Estava cada dia mais difícil vender nas ruas, a polícia estava “fechando o cerco”, os artistas que conhecia – seus clientes – adoraram a idéia. Naquele tempo, temia três coisas: cadeia, emprego e o exército. Fingiu-se de louco para se livrar do serviço militar. Depois do término das viagens traficando, perdeu a conta dos golpes que deu no Harlem. Não podia mais vender maconha, a polícia já o conhecia. Passou a praticar seus primeiros assaltos, e se preparava para esses trabalhos com drogas mais fortes. Era viciado no jogo dos números, quando ganhava, convidava Sophia para passar alguns dias em Nova York. Sua vida marginal levou-o a se meter em tantas encrencas no Harlem que acabou ficando num “beco sem saída”, estava “jurado de morte”. Sammy ligou para seu velho amigo Shorty vir buscá-lo, levá-lo de volta para Boston. Em Boston, foi morar com Shorty em seu apartamento. Quase todos os dias assim que o amigo saia para trabalhar, como saxofonista, Sophia encontrava-se com Malcolm, e ele arrancava-lhe todo o dinheiro. O marido de Sophia havia arrumado emprego de vendedor, e viajava constantemente. Para sair da inatividade Malcolm propôs a Shorty que assaltassem casas. Formaram um grupo com a participação de Rudy, amigo de Shorty, Sophia e sua irmã. Sophia havia apresentado sua irmã para Shorty e os dois passaram a namorar. O primeiro trabalho foi um sucesso, e depois vieram outros e outros. “Todo ladrão espera o dia em que será apanhado”. Chegou o dia inevitável de Malcolm, Shorty e Sophia e sua irmã, somente Rudy conseguiu escapar. As duas mulheres tiveram penas reduzidas, pegaram de um a cinco anos. Malcolm disse: “Apesar de serem ladras eram brancas”. Quanto aos dois negros, seu próprio advogado de defesa confessou: “Vocês não deviam ter se metido com mulheres brancas”. Shorty pegou de oito a dez anos, e Malcolm onze anos.




A Importância da Leitura


Malcolm X em 1964



Na prisão por causa de sua atitude rebelde e anti-religiosa, Malcolm ficou conhecido como Satã. Reginald escreveu-lhe uma carta dizendo que descobrira a verdadeira religião do homem negro. Ele pertencia a Nação do Islã, Malcolm respondeu a carta com palavrões. Recebeu outra, escrito: “Não coma carne de porco e pare de fumar que eu lhe mostrarei como sair da prisão”. Estas palavras ficaram em sua cabeça. Reginald sabia como funcionava a mente marginal do irmão, havia passado uma temporada com ele no Harlem. Quando foi visitá-lo Malcolm estava ansioso para saber como não comendo carne de porco livrar-se-ia da prisão. Afinal qual golpe havia tramado, e passou a ouvir Reginald falar sobre Elijah Muhammad. Seu irmão contou que: Alá viera para a América e se apresentou a um homem chamado Elijah – um homem negro – afirmando que o homem branco é o demônio. A mente de Malcolm, involuntariamente, recordou todos os homens brancos que conheceu. Ao ir embora Reginald deixou seu irmão pensando, com seus primeiros pensamentos sérios. Malcolm pensou nos brancos que tinham internado sua mãe, os que tinham matado seu pai, os brancos que haviam destruído sua família, em seu professor branco que assegurou que: “é absurda a idéia um negro pensar em ser advogado”. Apesar de suas notas altas, Malcolm deveria ambicionar ser carpinteiro. Quando Reginald voltou, viu o efeito que suas palavras haviam provocado em seu irmão, e falou mais sobre o demônio que é o homem branco. Seus outros irmãos também passaram a escrever, a falar sobre o honrado Elijah Muhammad. Todos recomendaram seus ensinamentos que classificavam como o verdadeiro conhecimento do homem negro. Malcolm titubeou, no entanto, acabou se convertendo ao islã, tornou-se muçulmano negro. Graças aos esforços de Ella, Malcolm conseguiu ser transferido para uma prisão colônia de Norfolk que era de reabilitação profissional, muito melhor do que as outras por onde havia passado, e a biblioteca era um de seus elementos principais. Para responder as cartas, e se corresponder com Elijah Muhammad começou a ler muitos livros, tornou-se um leitor voraz, em seus anos de prisão, leu desde os clássicos aos mais populares. Sobre os filósofos fez o seguinte comentário: “Conheço todos, não respeito nenhum”, disse também: “A prisão depois da universidade é o melhor lugar para uma pessoa ir, se ela estiver motivada, pode mudar sua vida”; “as pessoas não compreendem como toda a vida de um homem pode ser mudada por um único livro”. Além da leitura, copiou um dicionário inteiro para compreender melhor os livros. Em 1952, Malcolm foi libertado e saiu em caravana para visitar o Templo Número Dois, como eram chamadas as mesquitas. Ele finalmente ia ouvir Elijah Muhammad que ao final de sua fala chamou Malcolm, pediu que ficasse em pé, e diante dos olhares de uns duzentos muçulmanos, contou uma parábola a seu respeito. A partir de então, Malcolm passou a colaborar com Templo Número Um, ele participava da “pescaria” que era atrair os jovens, e se saia muito bem, afinal, conhecia a “linguagem dos guetos”. Recrutava nos bares, nos salões de sinuca e esquinas dos guetos, o Templo Número Um, de Detroit, em três meses triplicou o número de fiéis. Malcolm já havia recebido da Nação do Islã o seu “X” que significava seu verdadeiro nome de família africana que Deus lhe revelaria. Para ele o “X” substituía o Little, o pequeno, herança escravocrata; No verão de 1953, Malcolm X foi nomeado ministro assistente do Templo Número Um e passou a freqüentar a casa de Elijah Muhammad, onde era tratado como filho. Malcolm devido à sua fidelidade, inteligência, oratória, cultura, personalidade, obteve um desempenho extraordinário na Nação do Islã que resultou em uma ascensão meteórica. Em curto intervalo de tempo tornou-se o principal ministro de Muhammad, levando-o a ser transferido para o templo de Nova York – o mais importante. Meio a sua vida agitada, Malcolm passou a reparar em uma moça chamada Betty, o interesse era recíproco, consultou Muhammad e casou em janeiro de 1958. Mal se casou, e Malcolm estava, em toda parte, trabalhando pelo crescimento da Nação do Islã. Em suas polêmicas diárias o que mais o irritava, eram certos líderes negros os quais acusava que: “suas organizações tinham corpo negro com cabeça branca”.






Elogio e Traição





Malcolm fundou um jornal chamado “Muhammad Fala” que levou revistas mensais a darem reportagens de capa sobre os muçulmanos negros. Não demorou muito para que Malcolm fosse convidado para participar de mesas redondas de rádio, televisão e universidades, entre elas Harvard, para defender a Nação do Islã, enfrentando intelectuais negros e brancos. Elijah Muhammad disse para Malcolm: “Quero que você se torne muito conhecido, pois você se tornando conhecido, também me tornará conhecido”. Malcolm tornou-se realmente conhecido, tornou-se uma personalidade estadunidense que muitas vezes chamou a atenção do cenário mundial, mais do que Martin Luther King e o presidente John F. Kennedy. O seu destaque gerou ciúmes no próprio Elijah que não possuía a coragem e perspicácia de Malcolm para discutir, por exemplo, com professores universitários. A intensa exposição e repercussão da figura de Malcolm X contribuíram para alimentar entre os enciumados muçulmanos negros o boato que ele tentaria tomar o controle da Nação do Islã. Duas antigas secretárias de Muhammad entraram com processo de paternidade. Malcolm ao conversar com elas descobriu que enquanto Elijah Muhammad o elogiava pela frente, tentava destruí-lo pelas costas, e aguardava o momento oportuno para afastá-lo. A morte de John Kennedy e a declaração polêmica de Malcolm a respeito foi o ensejo.



Ele que tanto se dedicou e com certeza foi uns dos principais (senão o principal responsável) pelo crescimento da Nação do Islã, foi afastado. Malcolm em seu trabalho árduo, praticamente, não adquiriu bens materiais. Bens que poderiam gerar algum conforto à sua família, no caso de sua falta, porém sempre acreditou que se alguma fatalidade lhe ocorresse, os muçulmanos negros cuidariam de sua família. Malcolm ficou sabendo do seu banimento através da imprensa. Sofreu humilhações públicas com manchetes como: “Malcolm silenciado”. Os muçulmanos negros também conspiraram para que ele fosse considerado traidor, a punição para a traição é o ostracismo e a morte. A ironia é que Malcolm sempre foi leal, ele falava em nome de Muhammad, renunciava a própria personalidade em favor de Elijah Muhammad.





Viagem à Meca



Patrocinado por Ella, Malcolm viajou para Meca com o objetivo de conhecer melhor o islã. Agora admitia que Elijah Muhammad havia deturpado esta religião nos Estados Unidos. Ao voltar de sua viagem, estava para iniciar uma nova fase em sua vida. Ele que teve tantas reviravoltas em sua agitada história. Em uma entrevista coletiva, perguntaram-lhe: “Você ainda acredita que os brancos são demônios?” E ele respondeu: “Os brancos são seres humanos na medida que isto for confirmado em suas atitudes em relação aos negros”.

Movido por suas novas idéias, Malcolm fundou a Organização da Unidade Afro-Americana: Grupo não religioso e não sectário – criado para unir os afro-americanos –, contudo, em 21 de fevereiro de 1965, na sede de sua organização, Malcolm recebeu 16 tiros calibre 38 e 45, a maioria deles atingiu o coração. Malcolm foi assassinado – com apenas 39 anos – em frente de sua esposa Betty, que estava grávida, e de suas quatro filhas. Escreveu MS Handler: “Balas fatais acabaram com a carreira de Malcolm X antes que ele tivesse tempo para desenvolver suas novas idéias”.



Debate em programa de TV





Malcolm X numa Conferência em 1964.


Durante um programa de grande audiência de uma rede de TV Estadunidense, Malcolm X foi questionado pelo professor universitário afro-americano Dr.Payson.


Dr.Payson: - Por que ensina a supremacia negra? Por que ensina o ódio?


Malcolm X: - Um branco pergunta ao negro porque o odeio, é como o estuprador perguntar à violada: “Você me odeia?”. O Branco não está em posição moral para acusar o negro de nada.


Dr.Payson: - Mas é um negro que te faz a pergunta.


Malcolm X: - Quem chamaria você de negro com diploma de formação superior? E o que os brancos te chamam. É preciso entender o raciocínio, e para isso, é necessário saber que, historicamente, havia duas espécies de escravos: o negro da casa e o do campo. O negro da casa vivia junto do senhor, na senzala ou no sótão da casa grande. Vestia-se, comia bem e amava o senhor. Amava mais o senhor que o senhor o amava a ele. Se o senhor dizia: “Temos uma bela casa”. Ele respondia: “Pois temos”. Se a casa pegasse fogo, o negro da casa corria para apagar o fogo. Se o senhor adoecesse, dizia “estamos doentes”. Se um escravo do campo lhe dissesse: “ vamos fugir desse senhor”, ele respondia: “existe uma coisa melhor do que o que temos aqui?”. “Não saio daqui.” O chamávamos de negro da casa. É o que lhe chamamos agora, porque ainda há muitos pretos de casa.


Importância histórica de Malcolm X



Malcolm X com o outro importante ativista americano Martin Luther King Jr..


Malcolm X conduziu uma parte do movimento negro nas década de 50 e 60 à três pontos fundamentais: 1) O islamismo, 2) a violência como método para auto-defesa e 3)o socialismo. Apesar da religião ter sido a porta de entrada para Malcolm X perceber todos os problemas sociais enfrentados pelos negros, pouco a pouco, ele percebeu a questão do negro não era uma questão apenas de carácter teológico, mas sim, uma questão política, econômica e civil. Foi a partir daí que os meios de comunicação exploraram suas declarações mais ácidas. Malcolm percebeu que a violência não era uma forma de barbárie, mas um meio legítimo de conquistas, pois todas as mudanças históricas se deram de maneira violenta. A violência proposta era, portanto, uma metodologia de transformação e não uma barbárie gratuita.


O socialismo de Malcolm foi consequência da evolução de seu pensamento, após ser traído por membros da Mesquita Templo Número Dois, gradativamente ele percebeu que a questão do negro passava pela estrutura do capitalismo. Desta nova forma de pensar surgiu a Organização da Unidade Afro-Americana, um grupo não religioso e não sectário, focada nos problemas sociais das minorias sociais na sociedade capitalista americana. A sua opção pela violência e pelo socialismo foi de vital importância para os rumos que os movimentos negros tomaram ao fim da década de 60, tal como os "Panteras Negras", também partidários da violência enquanto método e do socialismo enquanto ideologia política.



Malcolm X Boulevard no Brooklyn batizada assim em homenagem ao ativista americano.




Filmes




Malcolm X - EUA (1992)



Diretor : Spike Lee

Elenco : Denzel Washington, Angela Bassett, Albertt Hall, Al Freeman Jr., Delroy Lindo, Spike Lee e Theresa Randle

Malcolm X - A Morte do Profeta (1981)



Diretor : Woody King Jr.



Elenco : Morgan Freeman, Yolanda King, Mansoor Najee-Ullah, Sam Singleton, Tommie Hicks, Yusef Iman, Sonny Jim Gaines, Kirk Kirksey, Charles Griffin, James Dejongh, Salaelo Maredi


Livros


Autobiografia de Malcolm X (com a colaboração de Alex Haley), Editora Record



Grandes Negros da História: Malcolm X

Related Posts with Thumbnails