Por onde anda Cassiano?

[postlink]http://exemploculturablack.blogspot.com/2009/12/por-onde-anda-cassiano_05.html[/postlink]Você lembra do cantor Cassiano? Nós da Equipe Cultura Black estávamos assistindo o Jornal da Globo e pensamos em trazer uma reportagem sobre Genival Cassiano aqui para o blog:








O cantor e compositor Genival Cassiano foi um dos precursores da soul music no Brasil, e considerado fundador da moderna música negra brasileira. Grandes artistas modernos fizeram sucesso com músicas de Genival Cassiano, mas ele mesmo gravou poucos discos.


No Rio de Janeiro, em 1970, nasceu uma das escolas mais brilhantes da música brasileira: o Black Rio. Uma linguagem musical integrava o som da Motown americana aos ritmos brasileiros e tornou a nossa música mais moderna, mais animada e mais negra. Tim Maia foi a grande voz da nova escola, a sua grande cabeça é o compositor Cassiano.


No início era o samba. Só o samba. Era como se os negros brasileiros só pudessem fazer samba. Raríssimos se aventuravam por outros gêneros musicais, o romantismo era quase exclusivo de cantores brancos.


Já o soul, o funk e rhythm and blues, música de preto americano, eram românticos e suingados. Unindo os vários galhos da mesma árvore africana, Tim Maia e Cassiano fundaram a moderna música negra brasileira.


O paraibano Genival Cassiano veio para o Rio em 1960 e começou com um trio de bossa nova. Fã de João Gilberto e de conjuntos vocais, criou ‘Os Diagonais’, que cantaram com Tim Maia desde o início, gravaram discos moderníssimos para a época, e criaram um estilo vocal que se tornou uma marca de qualidade do Brazilian Soul. Tudo saído da garganta e da cabeça de Cassiano.


Alem de seus talentos de vocais, é como compositor que Cassiano tem um lugar de honra na música brasileira moderna. Autor de grandes sucessos de Tim Maia, de Sandra de Sá, da Banda Black Rio e todos os grandes artistas da Música Preta Brasileira, Cassiano gravou poucos discos como cantor e o seu grande sucesso foi o clássico “A Lua e Eu”, em 1976.


Grandes interpretes como Marisa Monte, Ed Motta, Djavan e Ivete Sangalo, gravaram lindas músicas de Cassiano com muito sucesso. Pena que o público não sabe que elas e muitas outras são de dele.


Aos 66 anos, com a saúde não muito boa, Cassiano tem muitas músicas e muita vontade de cantar, mas poucas possibilidades de gravar e fazer shows. O que nos resta é homenagear o seu grande talento.


Retirado da coluna de Nelson Motta no Jornal da Globo (04/12/2009)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails